CHICAGO, 22 Dez (Reuters) – A Tyson Foods Inc (TSN.N) disse que suspendeu e reduziu as operações em algumas instalações de carne nos Estados Unidos na quinta-feira devido a uma forte tempestade de inverno, enquanto os fazendeiros aumentaram os controles sobre o gado que enfrenta ventos fortes e frio.
O clima extremo representou um desafio temporário para a produção de alimentos, depois que os consumidores enfrentaram neste ano a alta da inflação, a escassez na cadeia de suprimentos e a seca que afetou as terras agrícolas no oeste dos Estados Unidos.
A Tyson, que vende carne bovina, suína e de frango e é a maior produtora de carne dos EUA em vendas, disse que reduziu as operações para proteger funcionários e animais.
dispositivos de solicitação de artigo
Cadastre-se gratuitamente na Reuters e conheça a história completa
“Estamos em contato próximo com nossos clientes para minimizar a interrupção e continuar atendendo aos pedidos dos clientes”, disse a empresa.
No Kansas, o terceiro maior estado de gado dos EUA atrás do Texas e Nebraska, o Serviço Nacional de Meteorologia alertou para ventos frios “perigosamente frios” atingindo -40 Fahrenheit (-40 Celsius), embora as temperaturas devam subir na sexta-feira.
“Eles vão sobreviver”, disse Doering sobre o gado. “Este é um evento extremo, mas será de curta duração.”
Em Douglas, Dakota do Norte, o fazendeiro Daryl Lies disse que sua família usou máquinas agrícolas e sopradores de neve para abrir caminhos entre montes de neve de mais de um metro de altura para que seu gado pudesse alcançar água, feno e abrigo. Eles ficaram de olho nos celeiros de suínos para garantir que os animais lá dentro permanecessem aquecidos.
“Está 20 abaixo sem o vento frio agora, e estamos melhor do que alguns”, disse Lies, presidente do North Dakota Farm Bureau. “Esses ventos vão sugar muito calor rapidamente.”
Algumas instalações de grãos Archer-Daniels-Midland (ADM.N) em Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Illinois e Indiana fecharam mais cedo, disse a empresa.
Os agricultores mostraram pouco interesse em fazer novos negócios para vender milho e soja, e não estavam entregando as safras devido ao mau tempo, disseram comerciantes de grãos.
Os produtores de trigo nas planícies centrais temem que as temperaturas frias possam matar ou danificar as plantações inativas que carecem de uma camada protetora de neve.
Reportagem de Tom Polansek e PJ Huffstutter em Chicago; Reportagem adicional de Mark Weinraub em Chicago; edição por Jonathan Oatis e Aurora Ellis