Soja: Começa a colheita da safra 2022/23 no BR e MT dá início aos trabalhos em Campo Novo do Parecis
A colheita da safra 2022/23 começou no Brasil. A fazenda Itamarati Norte, a maior do grupo Amaggi, em Campo Novo do Parecis/MT, deu início aos seus trabalhos de campo nesta terça-feira (22) com boas perspectivas. A previsão é de uma safra de 601,711 mil toneladas do grão, em uma área cultivada de 170,661 mil hectares.
Veja o vídeo abaixo com as primeiras áreas da nova safra sendo colhidas:
https://video.noticiasagricolas.com.br/embed.html?videos/colheita-amaggi-pmlz
Mato Grosso é o maior estado produtor de soja do Brasil e, de acordo com números do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), cultivou 11,73 milhões de hectares com a oleaginosa, registrando um aumento de 2,95% na comparação anual. A safra estimada para o estado é de 41,46 milhões de toneladas.
A média produtiva esperada pela instituição é de 58,51 sacas de soja por hectare no estado, também maior em relação à média da safra 2021/22 em cerca de 1,8%. “Apesar de o indicador estar acima do observado no ano passado, algumas regiões registraram falta de chuvas no mês de novembro, o que limitou o potencial produtivo. Além disso, segue a preocupação quanto às chuvas na hora da colheita da soja, o que pode influenciar no aumento de grãos avariados”, informa o reporte semanal do Imea.
De acordo com o modelo GFS (americano), são esperados acumulados moderados de chuvas para os dias 24, 25 e 28 de dezembro e 1º de janeiro, segundo apuração do Grupo Labhoro, para Mato Grosso, além de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o Brasil alcance 153,5 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.