meta de inflação, políticos dos EUA têm se mostrado preocupados com o impacto dos juros altos nos empregos do país. Eles, que não costumam emitir opiniões sobre as decisões do Federal Reserve, decidiram emitir um alerta. Em uma carta endereçada ao presidente do banco, Jay Powell, dez democratas falam sobre possíveis consequências do controle de preços e da inflação para o mercado de trabalho.
A estratégia do Fed seria enfraquecer o mercado de trabalho para conter a demanda que está deixando os preços altos. O risco, segundo analistas, é a economia entrar em recessão, e problema da inflação se transformar em um problema ainda maior, de empregos.
A taxa de juros dos Estados Unidos teve altas em todas as reuniões do banco central desde março. É a rodada mais rápida de aumentos de juros, depois que o ex-presidente do Fed Paul Volcker tentou controlar a inflação entre os anos 1970 e 1980.
Em seu comunicado, o banco diz que as autoridades permanecem “altamente atentas aos riscos inflacionários”, abrindo as portas para novos aumentos. A economia, observou o Fed, parece estar crescendo modestamente, com ganhos de empregos ainda “robustos”, e desemprego baixo.