Meio Ambiente adia proibição da pesca do pintado por 90 dias em MS

A proibição da pesca do pintado foi prorrogada por 90 dias em Mato Grosso do Sul. A decisão partiu do Ministério de Meio Ambiente a partir de portaria publicada nesta segunda-feira (5). A pesca do pintado estaria proibida a partir desta terça-feira (6).

A nova portaria altera o anexo 3 da resolução anterior, que trata da nova lista das espécies de peixes ameaçados de extinção formulada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), onde o pintado (Pseudoplatystoma corruscans) aparece em uma categoria classificada como “vulnerável”.

Para o secretário da Semagro (de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, a decisão coincide com o fechamento da pesca no Estado e permite que, nestes próximos três meses, Mato Grosso do Sul apresente estudos comprovando que o pintado não é uma espécie ameaçada de extinção em suas bacias.

“Desde que foi publicada a portaria, o Governo do Estado tem dialogado com o setor pesqueiro, em especial a federação dos pescadores profissionais, e com a Embrapa Pantanal, buscando impedir o impacto que a medida traria para o Estado, considerando que temos estudos técnicos indicando que o pintado não é ameaçado em nossos rios”, explica Verruck.

 “O adiamento da portaria é uma medida que nos tranquiliza e permite que, ao longo desses três meses, possamos promover uma ampla discussão sobre o nosso estoque pesqueiro e apresentar um estudo científico das nossas espécies ameaçadas de extinção, onde, seguramente, não figura o pintado, para posterior alteração na lista do ICMBio”, pontua o secretário.