Campo Grande foi uma das primeiras capitais do país a se preparar para receber a tecnologia
Eduardo Miranda/Correio do Estado
Já é possível experimentar o 5G na capital!
A tecnologia está começando a ser implementada em todos os estados brasileiros, e a expectativa é de que, a partir dela, novos avanços tecnológicos aconteçam, revolucionando as formas de conectividade que conhecemos hoje.
O 5G apresenta altas taxas de transmissão de dados em um baixo tempo de resposta. Além de ser mais “inteligente”, causa menos impacto ambiental.
Campo Grande está se preparando para receber a tecnologia desde 2020, segundo a publicação de legislação específica – Lei Complementar nº 447 de 13 de abril de 2022.
Confira no mapa de cobertura, disponibilizado pelo nPerf, onde encontrar sinal 5G em Campo Grande:
Mapa divulgado pelo nPerf mostra os locais em que a tecnologia funciona – Reprodução: nPerf
Três Lagoas também aparece sinalizada por 5G no mapa de cobertura do nPerf. Aos poucos, a tecnologia deve chegar a todo o estado.
Cobertura do 5G em Três Lagoas – Reprodução: nPerf
Mais informações
No dia 8 de julho, foi ao ar o site “5G em CG”, um portal de transparência para atualizar e informar os usuários sobre o processo de implantação da tecnologia na Capital.
No site, você encontra as legislações vigentes, lista com os celulares certificados para receber a tecnologia – autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações – e pode acessar uma linha do tempo da tecnologia móvel, que conta a história do início da comunicação analógica, em 1980, até os dias atuais, e explica mais como o 5G funciona.
Além disso, a página tem uma espaço para que as operadoras disponibilizem e atualizem informações sobre a geolocalização dos equipamentos, conforme instalação, e um banco de perguntas frequentes e respostas.