Preço do tomate em Campo Grande. (Foto: Fala Povo / Midiamax)
Cliente de Campo Grande se assustou ao se deparar com preço do tomate italiano a R$ 25,15 em supermercado de Campo Grande nesta quinta-feira (14), véspera da tradicional Sexta-feira Santa.
“Na véspera da sexta-feira Santa, é um absurdo isso”, reclamou o consumidor, que chegou a procurar pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do mercado e afirmou que irá denunciar o caso ao Procon-MS (Superintendência da Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul).
Há cerca de duas semanas, leitor do Jornal Midiamax já havia se revoltado com o valor da fruta, que estava sendo vendida a R$ 21,99 o kg em outro estabelecimento.
Inflação e o preço do tomate
A inflação oficial de Campo Grande ficou em 1,73% em março, segundo divulgação oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
É a maior variação para um mês de março desde 1994, quando o índice foi de 42,75%, no período que antecedeu a implementação do Real.
Neste ano, o IPCA acumula alta de 3,20% e, nos últimos 12 meses, de 11,30%, acima dos 10,54% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2021, a variação mensal foi de 0,93%.
Dessa forma, Campo Grande ficou no posto de quarta capital mais cara do Brasil, atrás de Curitiba (2,40%), Goiânia (2,10%) e São Luís (2,06%).