O Somnio deve ser lançado em 2024 e quer atrair ricos para viagens exclusivas
- Época Negócios O
O maior ‘superiate’ do mundo aposta na demanda por viagens de luxo e exclusivas. O navio recebeu o nome de Somnio e tem 39 apartamentos disponíveis para venda com preços a partir de 9,5 milhões de euros, cerca de R$ 55,9 milhões na cotação atual.
Com 220 metros de comprimento, a previsão é que o Somnio seja lançado em 2024. Os investidores anunciaram que o ambicioso projeto deve custar 500 milhões de euros – aproximadamente R$ 2,9 bilhões –, e é liderado por Carl Le Souef, um milionário norte-americano.
A onda de embarcações residenciais começou em 2002, quando o magnata norueguês Knut Kloster criou o ResidenSea, navio em que as pessoas poderiam ter apartamentos a bordo como se fosse aluguel de temporada.
O analista da indústria de cruzeiros, Tony Peisley, afirmou que esse tipo de projeto é arriscado e que os ricos preferem ter seus próprios iates. “O modelo de negócios carrega altos custos de capital e operacional, e outras startups descobriram que era difícil encontrar compradores suficientes dispostos a pagar os milhões”, disse ele ao Financial Times.
O Somnio vai superar o Azzam e conquistar o posto de maior iate do mundo por ser 40 metros mais longo. Os proprietários poderão escolher o itinerário anual e desfrutar de uma adega com capacidade para 10 mil garrafas e uma sala de degustação. Além disso, um lounge na proa do navio vai oferecer “vistas espetaculares”.