Governo do país europeu, que abre as portas nesta segunda para vacinados, exclui turistas do Brasil.
Menos Europa, mais Caribe. Esta é a situação dos turistas brasileiros que pretendem viajar para o exterior durante a pandemia. A partir desta segunda-feira, visitantes saídos do Brasil podem entrar em Aruba, desde que apresentem teste PCR negativo para Covid-19. As portas da ilha foram abertas no mesmo dia em que a Espanha começa a receber visitantes internacionais totalmente vacinados, mas vetando a entrada de brasileiros.
Desde que o país ibérico anunciou que permitiria a entrada de turistas de nacionalidades fora da União Europeia já totalmente imunizados contra a Covid-19, criou-se uma expectativa de que brasileiros voltassem a ser autorizados. Mas a medida, que entra em vigor nesta segunda-feira, exclui os viajantes de Brasil e África do Sul.
Ainda que as vacinas administradas no Brasil (Oxford-AstraZeneca, Coronavac e Pfizer-Biontech) estejam nas listas aceitas pela Agência Europeia de Medicamentos e pela Organização Mundial de Saúde (que incluem ainda Moderna, Janssen e Sinopharm), o país ainda é considerado de “alto risco epidemiológico” pelas autoridades sanitárias espanholas, que enxergam um grande risco de transmissão de novas variantes do novo coronavírus.