Sexta-feira de Natal registra 1.291 novos casos e 23 óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Brasil já tem mais de 190 mil pessoas mortas pela doença; autoridades em saúde alertam para que famílias não realizem celebrações neste natal
25/12/2020 12:37 – Naiara Camargo


Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicado na manhã desta sexta-feira (25), natal, Mato Grosso do Sul já tem 127.874 casos confirmados de Covid-19 e 2.183 óbitos pela doença.

São 1.291 casos e 23 mortes nas últimas 24 horas. Os recuperados já somam 110.418. 

O Brasil já tem 190.006 mortes por Covid-19 e possui um total de 7.425.593 casos confirmados.

Em isolamento domiciliar encontram-se 14.591 doentes. Há 682 pessoas internadas, sendo 377 em leitos clínicos (243 público; 134 privado) e 305 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (208 público; 97 privado).

Campo Grande registrou de ontem para hoje 553 novos casos; Dourados 212; Amambaí 60; Três Lagoas 55; Corumbá 37; Ponta Porã 34; Maracaju 29 e Caarapó 21.

Campo Grande, Porto Murtinho, Costa Rica, Corumbá, Antônio João, Naviraí, Dourados, Paraíso das Águas, Caarapó, Ladário, Ivinhema, Bonito e Água Clara são as cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.

Medidas Restritivas 

toque de recolher das 22h às 5h foi prorrogado, portanto, quem for pego nas ruas neste período, pode ser penalizado.A medida também vale para este feriado de natal. 

O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, atingir o nível desejado de isolamento social e conter a proliferação do novo coronavírus.

“Uma grande parte da população não tem sido colaborativa, estão se aglomerando, fazendo festas, estão optando pela morte, e não pela vida”, disse o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Esperança

Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde afirma que faltam poucos dias para que a população seja vacinada. “Final de janeiro e fevereiro temos a perspectiva de começar a fazer a vacinação”.

“Em 2021 podemos voltar a fazer as comemorações que deixamos de fazer esse ano”, expressa o secretário.

Milhões de vacinas das CoronaVac já estão em São Paulo para imunizar a população paulista já no mês que vem. 

A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) enviou proposta ao Instituto Butantanpara compra de 347,8 mil doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, desenvolvida pela entidade em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. 

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) disse no último dia 8 que o Estado já tem recurso disponível para comprar vacinas contra a Covid-19 e imunizar a população sul-mato-grossense. 

Orientações

A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias.

Caso os sintomas se agravem, é recomendado que se procure uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Fique em casa, faça sua comidinha, faça sua oração, veja televisão, é isso que você tem que fazer [nesse natal]”, ressalta Christinne Maymone, secretária adjunta de saúde.

“Faça a melhor escolha, não participe e nem realize aglomerações neste natal. Não é momento de aglomerar, vamos proteger as nossas famílias”, complementa. Correio do Estado