Documento, divulgado na noite de ontem (08), cita a Ponte da Amizade como um dos pontos de reabertura.
O Governo do Paraguai emitiu, na noite desta terça-feira (08), o Decreto nº 4.026, do Poder Executivo, que dispõe sobre a “reabertura parcial e temporária” de alguns dos postos de fronteira do país. A listagem, difundida em anexo ao documento, inclui a Ponte Internacional da Amizade.
Entretanto, conforme informações publicadas pela imprensa paraguaia, o texto não significa, na prática, que haverá uma reabertura imediata das fronteiras do país. Para que isso ocorra, será necessária autorização do Ministério do Interior e a elaboração de protocolos de segurança sanitária, que ainda não estão prontos.
“O decreto é oficial, mas é simplesmente para o início dos ‘voos bolhas’ [entre Paraguai e Uruguai], não é uma reabertura de fronteira”, disse o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República do Paraguai, Federico González, citado pelo jornal ABC Color. “É para reabertura do aeroporto para trabalhar com esses voos, não é para outra coisa”.
Atualmente, a Ponte da Amizade está aberta apenas para situações como o trânsito de cargas. Para a manhã desta quarta-feira (09), uma entrevista coletiva está agendada para as 10h, na capital paraguaia, para esclarecer sobre o real alcance da medida.
Especificamente para a Ponte da Amizade, protocolos em análise pelas autoridades dos dois países preveem reabertura em pelo menos quatro fases, com capacidade limitada de viajantes e realização de testes rápidos. Ainda não há uma definição oficial quanto ao modelo e datas.
Jornalismo RCI.