Covid- 19: Universidades presenciais do MS adotam Educação à Distância

Os reitores das universidades (UFMS, UFGD, UEMS, UCDB e UNIDERP) e institutos de ensino superior (IFMS, Unigran e Insted) de Mato Grosso do Sul que formam o CRIE (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior) decidiram adotar e adequar as metodologias de ensino e aprendizagem remotas (ferramentas de Educação a Distância – EAD e Tecnologias de Informação e Comunicação) ao invés de atividades presenciais a partir de amanhã (17 de março de 2020) para todos os cursos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) por 30 dias.

A decisão está alinhada com a política de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e foi tomada em reunião realizada hoje à tarde na Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As aulas e as atividades presenciais serão substituídas neste momento para evitar mobilidade e aglomeração de estudantes e professores.

Alinhada aos protocolos epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde de MS e do Ministério da Saúde e resguardadas a autonomia e as particularidades das instituições, o Calendário Acadêmico de 2020 está mantido de acordo com o novo planejamento das atividades de cada instituição e município.

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, participaram da reunião. “É muito importante e estratégica a parceria com as Universidades, pois as informações técnicas e a ciência devem ser respeitadas para uma análise adequada sobre o avanço da doença”, afirmou o governador.

Segundo o presidente do CRIE, o reitor Marcelo Turine (UFMS), a medida mostra a união das universidades para superar esse momento difícil do país. “Nosso objetivo é tranquilizar as pessoas e com muita serenidade buscar alternativas eficazes e eficientes para contribuir com o combate ao vírus e, ao mesmo tempo, permitir a formação adequada dos nossos jovens”, explicou.

A reitora da UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio, disse que a adoção das medidas fortalece as instituições e é necessária porque muitos câmpus são compartilhados ou têm serviços em comum, como o transporte dos estudantes. “Estamos todos buscando o bem-estar da nossa comunidade e as ações conjuntas, alinhadas ao governo do Estado, trazem um respaldo mais amplo”, relatou.

Unigran emite comunicado 

Em nova reunião do Comitê Especial que acompanha o cenário do novo Coronavírus, realizada na noite desta segunda (16), o Centro Universitário Unigran Capital e Unigran Dourados decidiram por suspender todas as aulas presenciais a partir de terça-feira (17). Confira o comunicado:

Considerando a declaração de emergência em saúde pública  pela Organização Mundial de Saúde – OMS;
Considerando o aumento de casos positivos pelo COVID-19 no Brasil;
Considerando a necessidade de rapidez de ações preventivas para conter a disseminação do coronavírus;
Considerando o grande percentual de alunos que depende de transporte coletivo e ônibus intermunicipal; 
Considerando que é responsabilidade das Instituições de Ensino Superior contribuir com a saúde pública, para combate à pandemia;
A UNIGRAN EDUCACIONAL resolve:
1-    A partir do dia 17 de março, por prazo indeterminado, as aulas serão ministradas na modalidade a distância, pelo Google Classroom, até posterior manifestação.  

2-    Ficam suspensos todos os eventos de extensão,  palestras e semanas acadêmicas presenciais. 

3-    Os estágios obrigatórios deverão ser discutidos com as suas respectivas coordenações, para as devidas deliberações.

4-    Os alunos de todos os cursos presenciais da UNIGRAN Dourados e UNIGRAN Campo Grande deverão acompanhar as aulas diariamente e realizar as atividades, via plataforma,  Google Classroom.

5-    Os professores permanecerão à disposição do aluno, em ambiente virtual, em seus horários de aulas normais, tirando dúvidas e acompanhando a participação dos acadêmicos pela plataforma.

6-    O calendário acadêmico institucional será cumprido rigorosamente e as atividades avaliativas acontecerão mediante comunicado de cada professor.

7-    Os acadêmicos devem ficar atentos aos cuidados de saúde e atenção básica, evitando aglomerações públicas e, ainda, procurar manter-se conectado à plataforma virtual em ambiente reservado, durante seus respectivos horários de aula. 

8-    As medidas previstas neste comunicado poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a evolução da pandemia, e serão informadas por meio dos nossos canais oficiais. 

        CAMPO GRANDE/ DOURADOS / 16 DE MARÇO DE 2020
                UNIGRAN EDUCACIONAL

Fonte: Assessoria UFGD/ Assessoria Unigran