Empresa espera reduzir os custos dos veículos a bateria e aumentar vendas nos próximos anos. Aposta é na versatilidade, com aplicações em carros de passeio, caminhões e esportivos.
Por G1
05/03/2020 14h41 Atualizado há 4 horas
A General Motors lançou uma nova geração de baterias para seus carros elétricos, em mais um movimento para concorrer com a Tesla.
Segundo a GM, suas baterias Ultium terão alcance de 645 km por carga, e foram desenvolvidas para recarregamento rápido e versatilidade na utilização.
A empresa afirma que elas poderão ser empregadas em carros de passeio, veículos de trabalho, caminhões e até esportivos. As baterias terão de 50 a 200 kWH, de acordo com a utilização.
Elas poderão ser carregadas em sistemas de 400 volts, e, no caso de caminhões, de 800 volts. Essa última é ultrarrápida, semelhante ao sistema usado pelo Porsche Taycan, já avaliado pelo G1.
“Nossa equipe aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento dos produtos na GM e posicionar nossa companhia em um futuro totalmente elétrico”, destacou a presidente executiva do grupo, Mary Barra.
A GM informou que está aumentando seu portfólio de veículos elétricos com vários novos modelos este ano, incluindo uma nova versão do Bolt EV, que será lançado no final de 2020.
A estratégia da GM é baseada em um “sistema de propulsão modular” e na flexibilidade das novas baterias, que podem ser instaladas de maneira vertical ou horizontal, dependendo do modelo do veículo.
“Milhares de cientistas, engenheiros e projetistas da GM estão trabalhando para executar uma reformulação histórica da companhia”, disse o presidente da GM, Mark Reuss.
A GM planeja lançar carros elétricos sob suas marcas Cadillac e GMC Hummer, e também produz os veículos elétricos autônomos Cruise, na Califórnia. Em janeiro, a empresa mostrou os primeiros detalhes do novo Hummer.
Para produzir os novos veículos elétricos, a GM está investindo R$ 2,2 bilhões em uma fábrica em Detroit. Os primeiros veículos começam a sair das linhas no final do ano que vem.
No ano passado, a GM vendeu apenas 16.400 unidades do elétrico Chevrolet Bolt nos EUA e 60 mil modelos Baojun E-Series na China com a joint venture SAIC Motor. Enquanto isso, a Tesla vendeu 367.500 veículos elétricos, sendo 223 mil nos Estados Unidos. G1