Segundo informações da Câmara de comercio de Ponta Porã, Brasil, em breve estará sendo inauguradas lojas livres de impostos no lado brasileiro, o que repercute negativamente nos comércios paraguaios.
Se confirmar essa informação, seria um duro golpe nos comerciantes dessa fronteira, que há anos vem insistindo com o Governo Paraguaio para liberar as chamadas lojas livres de impostos (Duty Free) nas cidades paraguaias que fazem fronteira com o Brasil, com a finalidade de dar um respiro econômico aos comerciantes paraguaios e assim salvar os milhares de postos de trabalhos existentes nos comércios nessas cidades.
O empresário Felipe Cogorno Álvarez, do qual emprega em suas empresas mais de três mil pessoas, disse que é necessário estabelecer as zonas francas (Duty Free) há uma distância de até 15km dessas cidades fronteiriças e assim poder impulsionar a economia delas.
O empresário afirmou que “O Governo deveria adotar uma política espelho, si no Brasil foi permitido, o ideal seria que no Paraguai também, e assim igualar as regulamentações.
Foi comentado que a habilitação dos Free Shops no lado paraguaio ajudara a formalização do mercado, “Um baixo imposto significa que todos os comerciantes mantenham suas condições na régua”. Os empresários fronteiriços dizem que a instalação de Free Shops em Foz do Iguaçu e em Ponta Porã, trará
bastante problemas para os comerciantes paraguaios, a não ser que o Estado permita também os comércios livres de impostos e assim, dar um apoio a economia de fronteira.