O Banco Central (BC) comunicou na manhã desta terça-feira (26) um novo vazamento de dados atrelados a mais de 1,3 mil chaves Pix. O incidente foi o 12º registrado apenas em 2024 e aconteceu por falhas pontuais nos sistemas da Cronos Instituição de Pagamento LTDA.
A boa notícia é que as informações expostas não são suficientes para acesso às contas bancárias ou qualquer movimentação de valores:
Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.Banco Central, em nota oficial.
Quais dados foram expostos?
No total, vazaram dados de 1.378 chaves Pix “sob a guarda e a responsabilidade” da Cronos. A lista inclui nome, CPF, agência e número da conta.
Segundo o BC, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos no incidente “serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”. O Banco Central ressalta ainda que não utiliza outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Por fim, o BC acrescentou que “foram adotadas ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Banco Central endurece regras para instituições que desejam aderir ao Pix
Vale mencionar que Banco Central anunciou novas regras para o Pix. A partir de 1º de janeiro de 2025, apenas instituições autorizadas poderão solicitar a adesão ao serviço. A medida visa aumentar a segurança das transferências. Saiba mais detalhes sobre a mudança aqui.
OLHAR DIGITAL