Mas então como a idade real pode ser sido relevada? Isso foi feito graças ao zircão. Quando estão se formando, os cristais de zircão incorporam urânio, mas rejeitam fortemente o chumbo. Com o tempo, o urânio radioativo no zircão decai em chumbo a uma taxa muito bem compreendida.
Os cristais de zircão da Lua foram datados em idades significativamente maiores do que 4,35 bilhões de anos. O que indica que o satélite natural pode ser bem mais antigo do que achávamos.
O que a idade da Lua muda no que sabemos?
Isso pode alterar, inclusive, a teoria sobre a formação da Lua. Atualmente acredita-se que a Lua surgiu após um grande impacto na Terra, que jogou uma enorme quantidade de massa do nosso planeta o espaço. Depois desse processo, a Lua teria hospedado um oceano de magma que rapidamente esfriou e solidificou na superfície lunar. Mas os cristais de zircão encontrados não teriam sobrevivido a isso.
O que restringe a idade da Lua entre 4,43 e 4,51 bilhões de anos atrás. Ou seja, o satélite teria se formado logo após a Terra, que surgiu há cerca de 4,54 bilhões de anos.
Isso também explica outras coisas, como, por exemplo, o fato de cientistas considerarem a superfície lunar muito mais lisa do que deveria com base nos impactos sofridos. Uma refusão de maré da superfície lunar teria efetivamente apagado os sinais desse impacto.
Além disso, a Terra tem metais em sua superfície de planetas que se chocaram contra ela durante o bombardeio inicial do Sistema Solar. A Lua tem consideravelmente menos.
Isso, no entanto, é só o começo. Mais pesquisas agora devem ser feitas para explicar tudo isso e quais as consequências da mudança da idade lunar.
OLHAR DIGITAL