O que é violação de direitos autorais de imagens e como monitorá-la?

A internet se tornou comum para criadores compartilharem suas imagens online. No entanto, essa conveniência geralmente leva ao uso indevido. Qualquer pessoa pode copiar e usar qualquer imagem que desejar, mesmo sem a permissão do criador. Imagine que depois de passar horas projetando uma imagem perfeita ou capturando uma vista cativante, alguém a copia e a exibe em seu nome assim que você a publica online. 

Frustrante, certo?

A lei de direitos autorais de imagem foi estabelecida para resolver esse assunto e dar aos criadores o devido crédito. Se alguém a violar, enfrentará sérias consequências.

O que é violação de direitos autorais de imagem?

Sempre que uma imagem é publicada online, seu criador ou proprietário detém os direitos autorais; isso significa que eles podem decidir quem pode usar seu trabalho e por quê.

Portanto, se alguém violar essa lei, enfrentará sérias consequências legais, incluindo ser acusado de violação de direitos autorais de imagem.

Notavelmente, ela infringe sua propriedade e ganhos potenciais de seu trabalho criativo. Portanto, você deve permanecer cauteloso e evitar tais violações para proteger sua propriedade intelectual contra roubo ou uso indevido.

Diferentes tipos de violações de direitos autorais de imagem

Você pode tomar medidas legais contra os infratores em vários cenários. Aqui está uma lista de 3 tipos comuns de violação de direitos autorais de imagem onde você pode obter ajuda jurídica.

  • Trabalhos derivados

Isso acontece quando alguém edita, corta ou modifica sua imagem para criar uma nova versão sem sua aprovação. Essas alterações geralmente ignoram sua intenção e visão originais. Portanto, é considerado uma violação dos direitos autorais da imagem.

  • Exploração comercial

Se alguém usar suas imagens para uso comercial sem sua permissão, você pode abrir um processo de violação de direitos autorais contra eles. Isso inclui o uso de imagens para anúncios, embalagens de produtos ou outros meios para ganhar dinheiro.

  • Exibição pública sem permissão

Lembre-se, antes que alguém exiba suas imagens em seu site, postagem em mídia social ou em um evento, eles devem primeiro obter seu consentimento. Caso contrário, eles enfrentarão penalidades legais.

5 maneiras de monitorar violações de direitos autorais de imagens

O criador deve proteger seus ativos criativos de usos não autorizados. Se você também é um criador e deseja monitorar violações de direitos autorais em suas imagens, pode usar os cinco métodos confiáveis ​​discutidos abaixo.

  1. Pesquisa reversa de imagens

Você pode encontrar imagens semelhantes on-line fazendo uma pesquisa reversa de imagens. O processo é simples: insira uma palavra-chave relevante, carregue uma imagem de origem ou cole um link de imagem na ferramenta. Ela instantaneamente pesquisar por imagem e fornecerá resultados apropriados.

Esta ferramenta ajuda você a rastrear a origem da imagem, encontrar fotos semelhantes e descobrir onde mais a imagem aparece on-line. Além disso, uma pesquisa reversa de imagens gratuita é uma excelente maneira de monitorar o uso não autorizado de suas imagens em várias plataformas.

  1. Marca d’água digital

Adicione marcas d’água se quiser monitorar quem usa suas imagens on-line de forma eficaz. Acredite em mim, uma marca d’água pode fazer seu trabalho se destacar e ajuda a proteger seus esforços criativos.

Você pode adicionar marcas d’água visíveis às imagens, como um logotipo ou texto. No entanto, você também pode incorporá-las digitalmente na imagem para torná-las invisíveis.

Então, em ambos os casos, se alguém reivindicar a propriedade de seu trabalho, você pode usar essas marcas d’água para provar que estão erradas.

  1. Incorporação de metadados

Outra maneira eficaz de monitorar sua imagem é adicionar detalhes como seu nome ou aviso de direitos autorais aos seus metadados. Essas informações sempre serão armazenadas no arquivo de imagem. Assim, você pode usar os metadados para provar sua propriedade se surgirem disputas.

  1. Monitoramento da Web

O monitoramento da Web envolve a varredura sistemática da Internet para detectar o uso não autorizado de suas imagens. Assim, você pode usar esse método para identificar violações de direitos autorais, falsificações ou vazamentos em sua rede de distribuição.

Dessa forma, se você monitorar ativamente suas imagens on-line, poderá evitar possíveis violações e garantir que poderá tomar medidas caso suas fotos estejam sendo usadas sem permissão.

  1. Notificações e alertas

Configure sistemas para alertá-lo quando seu trabalho for mencionado ou compartilhado on-line. A melhor maneira de rastrear suas imagens é pesquisando palavras-chave e frases relevantes on-line. Essa abordagem ajuda a determinar rapidamente onde seu trabalho aparece em um novo contexto.

Conclusão

Os direitos autorais são mais do que apenas uma exigência legal; trata-se de valorizar a criatividade e a propriedade. Quando você respeita o trabalho dos outros e protege o seu, você contribui para um espaço digital justo e inovador. Portanto, os direitos autorais são como um investimento para melhorar a credibilidade e a autoridade do seu trabalho publicado.