Descubra a origem da salinidade marinha, o ciclo da água e como esses fatores influenciam a composição dos rios e mares
De todas as substâncias que existem no nosso planeta, talvez a mais imprescindível para a vida seja a água. Cobrindo mais de 70% da superfície da Terra, esse líquido relativamente simples é responsável por reações biológicas, mantém o equilíbrio interno dos organismos, auxilia no transporte de nutrientes e na eliminação de resíduos, além de sustentar ecossistemas inteiros. Mas, de toda a água que cobre o planeta, apenas 2,5% é doce. Então, vamos entender por que a água do mar é salgada?
O papel vital da água no Planeta
A importância da água para a vida é imensa: ela atua no transporte de nutrientes, na regulação da temperatura corporal, na eliminação de resíduos metabólicos e na participação de reações bioquímicas fundamentais ao funcionamento das células.
Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, e sua presença constante é indispensável para garantir a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos, desde microorganismos até grandes mamíferos.
A água é uma molécula composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O), formada naturalmente a partir de processos químicos ocorridos na atmosfera primitiva da Terra e em outras partes do universo.
Ao longo de milhões de anos, o vapor d’água presente na atmosfera terrestre resfriou-se e condensou-se, caindo sob a forma de chuva e acumulando-se em mares, lagos e rios, o que resultou em um ciclo contínuo de evaporação, precipitação e infiltração.Play Video
Por que a água do mar é salgada?
A água do mar é salgada principalmente devido ao acúmulo de sais minerais ao longo de milhões de anos. Quando a chuva cai sobre a terra, ela não é completamente pura: à medida que se infiltra no solo, a água dissolve minúsculas quantidades de minerais, incluindo sais como cloreto de sódio (o sal de cozinha comum), além de outros elementos químicos.
Esses minerais dissolvidos são transportados pelos rios até os oceanos. Ao chegar lá, a água do mar sofre processos de evaporação por conta do calor do sol, mas o sal e outros minerais permanecem, pois não evaporam com a água. Com o passar do tempo, esse acúmulo constante de minerais faz com que a concentração de sal aumentasse, tornando a água do mar salgada.
E por que a água das geleiras é doce?
As geleiras formam-se a partir da neve acumulada ao longo de anos, décadas ou até séculos. A neve é formada por cristais de água que se condensam na atmosfera. Durante esse processo, a maior parte das partículas sólidas e sais ficam de fora, ficando a água congelada praticamente livre de sais dissolvidos.
Ao longo do tempo, a neve se compacta sob seu próprio peso e forma o gelo glacial. Como o sal não faz parte dessa formação, as geleiras são compostas principalmente por água doce congelada. O resultado é uma enorme reserva de água doce concentrada em forma de gelo, principalmente nas regiões polares, como a Antártica e a Groenlândia, e em cadeias de montanhas ao redor do mundo.
E por que a água dos rios é doce?
Os rios contêm água que vem de diversas fontes de água doce: chuvas, derretimento de neve e geleiras, bem como nascentes subterrâneas. Embora os rios transportem sais minerais, a concentração é muito baixa. Isso acontece porque o volume de água doce sendo continuamente renovado é grande, diluindo os sais.
Além disso, a maior parte dos minerais que são coletados ao longo do caminho acaba sendo transportada para o mar, onde ficam retidos. Dessa forma, os rios mantêm sua água relativamente doce, servindo como fontes primordiais de água potável para humanos, animais e plantas.
OLHAR DIGITAL